Criar um Site Grátis Fantástico
frieira , sintomas , prevenção , tratamento
frieira , sintomas , prevenção , tratamento

Frieira

Descrição da Frieira

Frieira é uma infecção na pele provocada pela exposição ao frio, que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade: mãos, pés, nariz e orelhas. Pode aparecer, menos frequentemente, nos cotovelos, joelhos e partes inferiores das pernas.

Causas da Frieira

As frieiras surgem a pessoas que, habitualmente, têm dificuldade em manter a temperatura corporal das zonas expostas, sendo que os vasos sanguíneos superficiais desses locais se contraem e apertam excessivamente, não permitindo que o sangue circule, normalmente, até às extremidades e aqueça a pele. As condições climatéricas são o factor que mais influencía o aparecimento das frieiras. O frio e a humidade pode desencadear a infecção, pelo que a doença é mais frequente nos meses de inverno. Porém, também o pó, alergias, bactérias ou excesso de ácido úrico no organismo podem desencadear as frieiras.

Sintomas da Frieira

A frieira manifesta-se por uma inflamação dolorosa da pele, que fica branca, fria, insensível, com comichão, escamação,  inchada e vermelha. Em casos mais graves, podem levar à formação de bolhas e dar origem a feridas.

Prevenção da Frieira

A fim de prevenir o aparecimento de frieiras, as casas devem estar bem aquecidas, e devem usar-se roupas adequadas (luvas, calçado apropriado, gorros de lã, etc.). Se tiver tendência para sofrer de frieiras deve proteger-se do frio, cobrindo as zonas afectadas com roupa de preferência de lã. A quem tem muita tendência a ter esta infecção, deve evitar alimentos, tais como feijão, ovos, carne e peixa. Beber água pura e fresca.

Tratamento da Frieira

Alho: Amassar 3 dentes de alho, juntar a 1 copo de água e deixar repousar durante a noite. Lavar as partes afectadas com o preparado, esfregando-as com a água e o alho. Outra opção é cortar o alho ao meio e friccionar directamente nas frieiras.

Limão: Lavar as partes afectadas com sumo de limão misturado com água.

Amêndoa: Fazer fricções locais com óleo de amêndoas.